Pequeno manual antirracista

 Olá, tudo bem com vocês?

    Hoje venho apresentar um livro que é muito bom para ser trabalhado com os alunos do ensino básico, O Pequeno manual antirracista da filósofa Djamila Ribeiro que recebeu o Prêmio Jabuti 2020  Categoria Ciências Humanas.


 
Djamila Ribeiro

    Este livro pode ser trabalhado com os alunos durante o mês da consciência negra, mas não somente. Combater o racismo e ser antirracista deve ser um objetivo diário no ambiente escolar e fora dele também.

Segundo o site Companhia das Letras"Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos."

    No ano de 2021, na escola que eu trabalhava, comprei 20 exemplares do livro porque eu tinha essa quantidade de turmas. Fiz uma aula com o uso do data show e o objetivo era refletir sobre o racismo estrutural no Brasil. Muitos não entendiam com clareza o que era o racismo e nem porque de existir no Brasil tantos casos de racismo e violências. Tivemos de abordar alguns recortes de momentos na história do nosso país para entender e refletir sobre as inúmeras e infelizes permanências no presente deste estrutura histórica. 

    Foi um momento de diálogo e muita escuta, pois muitos alunos sentiram-se a vontade para compartilhar algumas experiências das quais foram vítimas de racismo. De minha parte, busquei organizar a discussão do tema baseado em pontos chaves do livro da Djamila. Ao final da aula fiz um sorteio de um exemplar do livro do Pequeno manual antirracista, todos queriam um. Eu já tenho o meu.

    No fim do dia eu que achei que iria ensinar, no final das contas aprendi muita coisa, principalmente me dei conta de que os nossos alunos enfrentam por vezes realidades difíceis e cruéis, muito mais difíceis do que eu já passei. Não sabemos a metade da luta de cada um... aquele dia me marcou. 

    Espero que a indicação deste livro seja útil para algum professor. Compre um exemplar, ele é bem acessível e é uma leitura essencial. A obra pode ser utilizada no nível básico sem nenhum problema.

É isso, fico por aqui. Espero que tenham gostado. Até mais!☺


Comentários

Postagens mais visitadas